Resetando o red, pelo menos na sua mente.

Trading esportivo pouco tem a ver com os seus greens, o que dirá se você estará aqui amanhã serão os seus reds e como você lida com eles.

Eu deveria começar falando coisas sobre psicologia, citar alguns artigos e pesquisas de Harvard que falam sobre fator psicológico e perdas, assim o artigo ficaria mais bonito e passaria credibilidade, mas não sou psicólogo, não tenho propriedade pra falar sobre esses assuntos, eu sei sobre trading, fiz disso a minha profissão, então vamos falar do fator psicológico voltado para o nosso meio. E red eu já tomei vários, posso falar sobre esse assunto.

Até pouco tempo atrás tinha dificuldade pra lidar com as perdas, o meu trading é todo moldado para fugir dos reds. Desenvolvi um método que apelidei de carteira assinada, justamente por estar há mais de 4 anos sem fechar nenhum mês negativo, o que é magnifico, mas isso só aconteceu devido a essa minha deficiência de lidar com as perdas e pra entender o presente é necessário voltar ao passado. Quando decidi viver do trading eu era alguém que tirava da Betfair exatamente o necessário para sobreviver, isso quer dizer que eu não tinha margem para erros, uma perda grande significava adiar o pagamento de alguma conta, e como você deve imaginar não foi nada fácil trabalhar sob essa pressão.

Mas como alguém que andava na corda bamba teve psicológico para lidar com as perdas? Vou te dizer agora. Eu sabia que era lucrativo, então o que eu precisava fazer depois de um red era apenas continuar trabalhando da mesma forma, o que é extremamente difícil depois de uma grande perda, então eu segui os conselhos da lenda do trading em commodities, Richard Denis: “Se ocorrer uma perda desestabilizante, ponha um pouco de tempo entre a perda e sua próxima decisão”. E isso me ajudou bastante no início. Logo depois um red, você vai agir por impulso, muitas vezes para recuperar aquele valor que acabou de perder, e obviamente isso não será saudável para você e principalmente para sua banca.

Eu uso essa técnica a mais de anos e sinceramente por um bom tempo achei que era coisa da minha cabeça e que só funcionaria comigo, até que compartilhei com alguns amigos que aderiram e me passaram um feedback muito positivo e até agradeceram por compartilhar com eles.

É importante observar que essa técnica foi usada e testada com pessoas que tem experiência no trading esportivo e também não sei se é o caso aplica-la com alguém que tem uma banca muito pequena, talvez a estratégia de dar um tempo seja a melhor opção.

O fato é que Resetar o red me ajuda muito a dar continuidade ao meu trabalho depois de uma grande perda, hoje sou capaz de tomar um red de uma stake e continuar trabalhando “como se nada tivesse acontecido.”

Will Moura

Bacharel em Direito, Will Moura é Trader Full time desde 2014, especialista no mercado de Match odds. "No dia que fiz meu cadastro na Betfair, senti algo dizendo que faria disso minha profissão. Não demorei muito para largar tudo, afinal de contas a sorte acompanha os audazes!"